sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Embolia Gasosa

É a obstrução dos vasos sangüíneos por bolhas de ar na corrente sangüínea, geralmente decorrentes da expansão do ar nos pulmões com a diminuição da pressão durante a subida à superfície em um mergulho.Durante um mergulho prolongado a certa profundidade, a pressão externa exige uma quantidade de ar cada vez maior a fim de manter os pulmões inflados. Ao voltar à superfície, o mergulhador deve expirar lentamente o ar dos pulmões, pois, com a diminuição da pressão, o ar tende a se expandir e pode provocar sérias lesões e até a morte. Além disso, o ar diluído no sangue também irá se expandir rapidamente provocando o aparecimento das bolhas que, por sua vez, irão obstruir a passagem do sangue.

AVC


O acidente vascular cerebral (acrônimo: AVC), ou acidente vascular encefálico (acrônimo: AVE), vulgarmente chamado de "derrame cerebral", é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia (falta de suprimento sangüíneo para um tecido orgânico) ou hemorragia.

DISTURBIOS NA CIRCULAÇÃO

A quantidade de sangue que circula em cada órgão e parte do organismo são Reguladas pelas suas exigências funcionais (Há uma redistribuição periódica e rítmica da massa sanguínea). As células estão adaptadas a essas variações fisiológicas até um determinado limite após o qual causa dano. Uma condição básica para que o sangue alcance diretamente todas as células é que se mantenha em estado líquido e que circule livremente dentro do compartimento vascular, sem sair dele. Qualquer processo que modifique este estado ou que interrompa o fluxo do sangue torna-se causa de lesão dos tecidos (trombose, embolia, enfarto, hemorragia).

EMBOLIA DE LIQUIDO AMNIÓTICO


A embolia de líquido amniótico é a obstrução de uma artéria pulmonar da mãe pelo líquido amniótico (o líquido que rodeia o feto no útero) antes ou durante o parto. Em condições excepcionais, um êmbolo (uma massa de material estranho na corrente sanguínea) formado por líquido amniótico entra na circulação sanguínea da mãe, normalmente no decurso de um parto especialmente complicado com ruptura de membranas. O êmbolo vai para os pulmões da mãe e obstrui uma artéria. Este bloqueio denomina-se embolia pulmonar. Isto pode provocar aceleração da frequência cardíaca, irregularidade no ritmo cardíaco, colapso, choque ou até paragem cardíaca e morte. Se a mãe sobreviver, a formação de coágulos sanguíneos dispersos na corrente sanguínea (coagulação intravascular disseminada) é uma complicação habitual, que requer assistência urgente.

CICATRIZES HIPERTRÓFICAS E QUELOIDES

São o resultado de uma alteração determinada por fatores genéticos no processo normal de cicatrização causando o aparecimento de cicatrizes anômalas. O resultado final de uma cirurgia e a qualidade estética de uma cicatriz depende de diversos aspectos relacionados ao ato cirúrgico e ao paciente. Para que uma cicatrização adequada ocorra é preciso que o mecanismo responsável pela sua realização esteja em perfeito funcionamento. Distúrbios genéticos, Hereditários, podem causar alteração no mecanismo normal de cicatrização e com isto cicatrizes anômalas podem surgir. A cicatriz tem por finalidade reparar um dano causado em nosso corpo preenchendo o espaço, o buraco, resultante da morte das células do tecido traumatizado de maneira a fechar este espaço e manter a integridade interna de nosso corpo.

PELE


O nome anatômico da pele é cútis. Sendo o maior órgão do corpo humano, constitui 15% do peso corporal, cobrindo quase todo o corpo à exceção dos orifícios genitais e alimentares, olho e superfícies mucosas genitais. A pele tem três camadas, a epiderme, a derme e a hipoderme subcutânea (tecnicamente externa à pele, mas relacionada funcionalmente). Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas, ou penas, escamas e cascos. A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, mas o seu número é semelhante.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Reparo Tecidual

O Reparo é uma resposta natural do corpo à injuria e envolve uma sequência de eventos altamente independentes que se sobrepõe no tempo. O reparo de um tecido pode ser dividido em três fases, sendo elas a INFLAMATÓRIA, A PROLIFERATIVA E A REPARADORA. É importante enfatizar que problemas que impeçam ou atrasem o processo de reparo podem causar sérias complicações clínicas impondo a necessidade de remover o implante.

domingo, 18 de outubro de 2009

REPARO-cicatrização



Cicatriz originada após um abscesso em região de mandíbula. A destruição tecidual foi tão intensa que houve a substituição do tecido original por tecido fibroso.


Diante de grandes destruições teciduais, que ultrapassam os limites da regeneração, ou perante a destruição de células perenes, a reposição tecidual é feita às custas da proliferação de células menos diferenciadas, como é o caso das pertencentes ao tecido conjuntivo. Dá-se início, então, ao processo de cicatrização.
"Reposição de tecido destruído por conjuntivo neoformado não especializado".

A cicatrização é a forma mais comum de cura dos tecidos inflamados. Nela se tem uma reposição tecidual, porém a anatomia e a função do local comprometido não são restituídas, uma vez que se forma a cicatriz, tecido conjuntivo fibroso mais primitivo que substitui o parênquima destruído.

REPARO-células-tronco




Células-Tronco



Embrião humano na fase de blastocisto, do qual se extraem as células-tronco embrionárias


As células-tronco trazem a possibilidade de regenerar partes debilitadas do corpo e de curar doenças que ainda desafiam os tratamentos com drogas. Os pacientes se enchem de esperança com os relatos das propriedades quase miraculosas dessas células, mas muitos dos estudos científicos mais comemorados foram refutados posteriormente, e outros dados foram distorcidos em debates não sobre a técnica, mas sobre a moralidade de retirar essas células de embriões humanos. o entusiasmo sobre a pesquisa com células- tronco deriva dos dados que desafiam conceitos biológicos benm estabelecido e da esperança que elas possam um dia se utilizadas para reparar lesões em tecidos humanos, incluindo coraçao, cérebro e musculo esquelético.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

REPARO: Queloíde


Nódulos na derme com deposição colagênica.

REPARO: Cirrose Hepática


Extensa área de fibrose em faixa.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O que o cigarro libera?


Gás carbônico, monóxido de carbono, amônia, benzeno, tolueno, alcatrão, ácido fórmico, ácido acético, chumbo, cádmio, zinco, níquel dentre muitas outras substâncias são encontradas no cigarro. Estas são responsáveis pelo aumento dos riscos que estes indivíduos têm de desenvolver problemas de saúde como cânceres, doenças coronarianas, má circulação sanguínea, enfisema pulmonar, bronquite crônica, derrames cerebrais, úlceras, osteoporose, impotência, catarata. Como algumas destas são liberadas no ar, juntamente com a fumaça, pessoas que convivem com fumantes estão também sujeitas. Há também a tromboangeíte obliteraste doença de ocorrência única entre fumantes, e que obstrui as artérias das extremidades e provoca necrose dos tecidos.

FENILCETONÚRIA

A fenilcetonúria caracteriza-se pela alta concentração dos aminoácidos fenilalanina nos fluidos do corpo, devido à falta da enzima fenilalanina hidroxilas. Esta doença, também autossômica recessiva tem freqüência de 1 afetado em cada 15.000 nascimentos.Cerca de 1% dos pacientes institucionalizados por retardo mental são fenilcetonúricos. Comumente apresentam irritabilidade, convulsões e vômitos já nas primeiras semanas de vida; a pele é seca com lesões inflamatórias e eruptivas ou eczema generalizado; a pigmentação da pele, cabelos e olhos são mais clara que nos membros normais da irmandade. Outros achados freqüentes são: microcefalia, postura peculiar das mãos com tremores e reflexos aumentados, anormalidades de eletro encefalograma e convulsões epiléticas. O retardo mental já se nota aos seis meses de vida e conduz a uma QI geralmente inferior a 50.

Estresse..


O estresse pode provocar inflamações em áreas importantes do cérebro. Quando o estresse chega ao seu nível máximo, a produção de cortisol aumenta e ativa três genes que causam a inflamação de áreas do cérebro como o hipocampo, região da massa cinzenta associada à memória, e do córtex frontal, responsável pelo raciocínio mais complexo. Se não diagnosticada a tempo, tal inflamação pode provocar a morte das células das áreas comprometidas. Os danos causados pelo desaparecimento dessas células nervosas vão desde pequenos lapsos de memória até o desenvolvimento de doenças degenerativas, como os males de Alzheimer e Parkinson.

Relacionando Conhecimentos