terça-feira, 15 de setembro de 2009

CICATRIZAÇÃO


Cicatrização é o nome dado ao processo de reparo, o qual se faz à custa da proliferação do tecido conjuntivo fibroso, em que o tecido preexistente fica substituído por cicatriz fibrosa.
Para muitos, o processo de cicatrização é considerado um seguimento do processo inflamatório que provocou perda de substância. Realmente, na inflamação, o reparo se faz presente desde a fase aguda. O reparo também ocorre após perda de tecido por infarto, hemorragias, por ressecção cirúrgica, etc.

FORMAS de CICATRIZAÇÃO


As forma de cicatrização podem ser: primária, secundária ou primária tardia.

CICATRIZAÇÃO PRIMÁRIA

Advém da sutura por planos anatômicos. Na cicatrização primária não há perda tecidual.
Pode ocorrer complicações como isquemia peri-sutura em decorrência de técnica inadequada, presença de corpo estranho, coleção de líquidos, hematomas e infecção superficial. Esses fatores poderão evoluir à deiscência de sutura cirúrgica.

CICATRIZAÇÃO SECUNDÁRIA

Quando a evolução cicatricial da ferida é espontânea chama-se secundária.

CICATRIZAÇÃO PRIMÁRIA TARDIA

Às vezes, para acelerar o processo de cicatrização secundária pode-se realizar aproximação das bordas da ferida com pontos de sutura simples. Tal procedimento é denominado cicatrização primária tardia.
Fisiologicamente, o mecanismo de cicatrização é o mesmo, variando na duração do processo e nos resultados estético-funcional, que são melhores na cicatrização primária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário