sábado, 28 de novembro de 2009

Neoplasias


1. Células tumorais de um carcinoma epidermóide de epitélio de mucosa bucal foi tão invasivo que suas células tumorais (NE) atingiram uma glândula salivar (GL) e provocaram a destruição completa desta (HE, 350X). Esse quadro ilustra um crescimento secundário por invasão, em que há continuidade com a matriz neoplásica inicial (no caso, o epitélio da mucosa).
2. Adenocarcinoma (AC) em pulmão, um tecido neoplásico metastático. Veja que o tecido possui coloração diferente da do pulmão, bem como formato tendendo a esférico. Esse formato é devido ao fato de o tecido pulmonar ser frouxo, permitindo o crescimento do tecido mestastático para todas direções igualmente.
Os crescimentos secundários podem se desenvolver de duas maneiras:
a) por invasão: as células neoplásicas penetram os tecidos vizinhos, estas mantendo continuidade anatômica com a massa neoplásica de origem. Fatores como proliferação celular, movimento amebóide das células, pouca adesividade etc. contribuem para esse tipo de crescimento. Para haver invasão, as células neoplásicas devem se fixar à matriz intersticial, para terem uma base concreta para seus movimentos de migração, e devem ter pouca adesividade entre si (já está comprovado que células neoplásicas malignas possuem baixa adesividade entre si, talvez devido a deficiências estruturais das junções intercelulares, a pontes de hidrogênio fracas etc.).
As vias de disseminação do crescimento por invasão estão baseadas na resistência dos tecidos. Os planos de menor resistência tecidual, como tecidos moles ou frouxos, constituem uma dessas vias; outras seriam as vias canaliculares vasculares, com infiltração neoplásica em vasos linfáticos, capilares e vênulas e cavidades de órgãos. As células tumorais, atingindo a circulação pelos vasos sangüíneos ou linfáficos, podem originar as metástases.
b) por metástase: constitui um crescimento à distância, sem continuidade anatômica com a massa neoplásica de origem. Para tal, é necessário que haja invasão e desgarro das células neoplásicas, circulação destas (embolia) e implantação em um novo local que contenha condições de proliferação celular. A dificuldade de estabelecimento da metástase se resume nesta última condição uma vez que as condições de implante são muito difíceis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário