quarta-feira, 23 de setembro de 2009

TRANSUDATO X EXSUDATO

TRANSUDATO: É o fluido de baixo conteúdo protéico, resultado de alterações na pressão hidrostática, com permeabilidade vascular normal. Exemplo de transudato: ASCITE, ou mais conhecido como Barriga'dagua, que é o acúmulo de líquidos (plasma sanguíneo) no abdome.

EXSUDATO: Fluidos (como o pus) que passam através das paredes vasculares em direção aos tecidos adjacentes. Estes fluidos envolvem células, proteínas e materiais sólidos. O exsudato pode escoar de incisões ou locais onde haja inflamação ou infecção.

7 comentários:

  1. qual é a importância paro o achado clinico???

    me respondam por e mail por favorr!!!!!

    adrianorenata211@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Isso segnifica que o exsudato indica a presença de um agente etiológico, ou seja uma bactéria ou algo assim, consequentemente indicando uma infecção e transudato não indica uma infecção necessariamente.

    ResponderExcluir
  3. Paz e bem. sou acadêmico de medicina e gostaria de elogiar o trabalho de vocês. eu mesmo precisei recordar algo e procurando encontrei vocês. Tomei a liberdade de me tornar um seguidor.
    alias, se desejarem sigam o meu... relacionado a outro assunto (socioreligioso)...abraços.

    WWW.AMANDOCOMOJESUSAMOU.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  4. Praia não necessariamente, exsudatos e transudatos são edemas, um dos 5 sintomas de uma inflamação, nem toda inflamaçõa provem de um agente infeccioso.
    exsudatos assim como transudatos nao significam infecção por corpos estranhos. a grande diferença é o tempo e gravidade da infecção, sendo transudato o edema inicial quando a dilatação do vaso so permite passagem de agua, ao passar proteinas o liquido vira exudatos e quando temos ações de celulas imunes, principalmente os neutrofilos, o exsudato vira exsudato purulento

    ResponderExcluir
  5. Exsudato e Transudato...
    Exsudato: é o resultado das reações inflamatórias, onde ocorre deposições de fluidos celulares, fragmentos celulares, entre outros rico em proteínas e com o aumento da sua permeabilidade, em locais não apropriado como tecidos ou superfícies teciduais, com. Transudato: é o resultado das alterações hidrostáticas, onde ocorre um aumento na pressão sanguínea, com baixo teor proteico e com permeabilidade baixa.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Sua resposta é bem clara
    Eduardo Giffoni.

    ResponderExcluir